27 março 2017

PASSO A PASSO: COMPRAR UM VIOLÃO

última atualização 20/04/2019

Olá Pessoal !!!
Muitos alunos me procuram para tirar dúvidas sobre como escolher o primeiro violão, dentre tantas opções hoje no mercado. Seguem algumas dicas:

 
A primeira ideia que você tem que ter em mente:
  • quero um violão para estudo,  
  • curtir umas horas de música,
  • para levar para a praia,
  • para o churrasco,
  • para tocar em pequenas reuniões com os amigos,
  • tocar na praça passando o chapéu,
  • num pequeno evento familiar,
  • quero participar de uma banda,
  • quero fazer um grande evento,
  • qual o estilo vou tocar?
  • etc. e tal.
Por quê?
Com essa escolha você já vai definir se quer comprar um simples para estudo ou um sofisticado para um concerto.


Como eu não tenho a sua resposta,  vou entender que: você é iniciante e não conheça nada sobre esse maravilhoso instrumento, o violão. 

Já que, para tocar em um concerto ou em um grande evento, você já deva ter uma certa familiaridade com o mesmo e provavelmente já tenha essas dicas. Portanto, para alguém já experiente, essas dicas não serão tão valiosas assim.  



Agora,
para você que esta iniciando a desvendar os mistérios desse instrumento, sigamos em frente !!!



1) Escolher entre Violão com cordas de Nylon ou Aço

Qual o timbre do violão de sua preferência?
Timbre seria como disséssemos: qual é a voz do seu violão?
Normalmente encordoamentos de Nylon são utilizadas por violões clássicos e alguns modelos eletroacústicos, enquanto que encordoamentos de Aço são usados em determinados violões eletroacústicos e guitarras (para que os captadores possam ler as vibrações da corda).

E esse é um ponto muito importante na escolha do seu instrumento:
Qual é o estilo musical que você pretende tocar?  
Espero que até o final dessa postagem, você consiga defini-lo.


NYLON
É mais usado por estudantes. Essa é a melhor opção para quem utiliza o instrumento no estilo erudito (músicas clássicas), MPB, Bossa Nova, Flamenco, musicas melódicas (soladas), por exemplo.

POR QUÊ? São mais macias, mais flexíveis, mais leves para dedilhar e por isso indicadas para quem esta começando.

As cordas de Nylon são compostas por:

- 3 cordas primas: 1 Mi, 2 Si, 3 Sol

- 3 cordas Bordões (mistas de nylon no centro e cobertura de cobre ou prata): 4 Ré, 5 Lá e 6 Mi.


Podendo então os Bordões serem nas cores Pratas ou Douradas (Cobre) e as cordas mais finas serem brancas, pretas ou coloridas.


TENSÃO DAS CORDAS DE NYLON
  • Tensão Leve: Mais utilizada por solistas.
  • Tensão Média: Estudantes e Músicos de modo geral por serem mais flexíveis.
  • Tensão Pesada: Quando precisa tocar com um pouco mais de pegada, e o som do instrumento sairá um pouco mais alto, com relação ao volume.
  • https://www.magazinevoce.com.br/magazinewladi/l/encordamento/6063134/Extra Pesada:  Para ritmos de levadas forte, com altíssima tensão.


AÇO
Já esse tipo de encordamento é para quem utiliza o instrumento em um estilo mas Rock, Country, Blues, por exemplo. Nesse estilo, os músicos geralmente, utilizam palhetas. Por ser um encordoamento mais duro, ou seja, menos flexíveis.

Existe um certo grau de dificuldade para  músicos iniciantes. Mas dá para tirar um som, com um pouco mais de dedicação e esforço você verá que não é impossível.
O encordoamento de aço diferente do de nylon não é por tensão, e sim, por medida.
Quanto ao timbre: as cordas mais pesadas (grossas) tem o timbre mais quente e articulado, enquanto as mais leves (finas) soam mais brilhantes e com ataque mais suave.
Quanto ao estilo, no caso de dedilhado os músicos preferem cordas mais leves, enquanto as cordas médias e pesadas são as preferidas dos que tocam com palheta.
E em relação ao instrumento: cordas pesadas combinam bem com violões de corpo maior, como modelos jumbo e dreadnought, enquanto as medidas de cordas mais leves se adaptam melhor a violões de corpo menor.
E ainda vale um tipo de "regrinha",  para instrumentos vintage delicados cordas leves, cordas pesadas para instrumentos grandes, mais parrudos que possuem reforço para suportar a tensão e não danificar o braço e a ponte.



OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Se optar pelo encordoamento de aço, só tenha em mente, que vai precisar de um pouco mais de dedicação, para superar os primeiros meses "de dor nas pontas dos dedos" até criar o "calo musical". Lembrando que essa fase de superação, também ocorre no encordoamento de Nylon, mas com menor intensidade e tempo.

CUIDADO!!! Os violões clássicos, não devem usar cordas de aço, elas aplicam muita força ao braço do instrumento, correndo o risco de empena-lo, ou seja danificar o instrumento, pois corre o risco também de arrancar o cavalete do corpo do violão. Outro detalhe são as tarraxas de plástico,  o aço acaba "comendo" (cortando) todo o plástico. Assim, como violões preparados para cordas de aço, ao usarem cordas de nylon tendem a ficar com o som baixo por não conseguirem captar as vibrações.




2) Qual o tamanho e formato do corpo?
  • TAMANHO: um importante item a ser observado e tem haver mais com o porte físico da pessoa mais do que a idade. No caso, existem violões infantis (pequenos), médios (para adolescentes), e os clássicos (para adultos) e ainda tem os Jumbos muito utilizados para o estilo Folk.  Importante, sempre é que o violão seja um tamanho confortável, onde você consiga segura-lo sem muito esforço e dificuldades de manejo nas mãos direita e esquerda.  Uma outra observação: o tamanho do corpo do violão bem como o material (madeira) utilizada, como veremos no próximo item,  influencia no timbre (no som) do mesmo.


https://www.magazinevoce.com.br/magazinewladi/l/violoes/5995569/


  • QUALIDADE DA MADEIRA: A qualidade sonora de um violão TAMBÉM se deve ao tipo de material utilizado. A qualidade da madeira vai influenciar no volume do som (vibração), portanto vai melhorar definição e sustento das notas. Também na aparência e acabamento, bem como no preço.



  • TIPOS DE VIOLÕES: Tamanho Clássico ou maiores: Folk e Jumbo. Com o corpo fino tipo: Flat ou Semi Flat. E entre tantos modelos o que predomina é a preferência do musicista, no estilo a ser utilizado, um som mais grave ou agudo, com maior volume.  Um violão acústico ou com captação (eletrônica passiva ou ativa).  Na figura abaixo o primeiro violão possui um corpo clássico enquanto o segundo (o azul) possui um corte na parte inferior do corpo chamada de “cutway”. Feita para que o instrumentista alcance com maior facilidade as notas mais agudas da escala (mais perto da boca do violão).
https://laksmikirananingsih1.files.wordpress.com/2013/09/dort_adet_akustik_gitar_634_1680x1050_view.jpg


  • FORMATO DO BRAÇO DO  VIOLÃO: Braço Longo ou curto? Com a espessura larga ou fina?  Tudo vai depender do conforto, para mãos pequenas e dedos curtos talvez fiquem mais confortáveis em um violão que possua braços finos e não largos, por exemplo.


          Ao deslizar os dedos pelo braço verifique se os trastes não estão ásperos  com rebarbas nas pontas.

Pode acontecer de precisar de um acabamento (lixar)
 





3) Violão Acústico ou com Captação?

  • Acústico são os violões clássicos, utilizados para estudos.


  • Captação ou eletroacústico: São violões que podem ser plugados à uma mesa de som ou caixa amplificada. Eles possuem uma  Saída Balanceada -XLR e/ou Saída Line -P10. Normalmente, o seu corpo ao invés do tradicional formato de oito, tem um recorte na parte inferior do corpo,  para facilitar o acesso as casas mais próximas da boca do violão, esse modelo é conhecido como cutaway ou cutway.

  • No quesito estudo tanto um como outro servem. Eu prefiro com captação pois, posso usa-lo em qualquer das modalidades, estudo ou apresentação, plugado á uma caixa amplificada.  



4) ACESSÓRIOS E ACABAMENTOS

É importante verificar todas as partes do violão em busca de defeitos de fábrica e problemas de armazenamento. Tais como:
  • Verifique se o braço não esta com problemas. Segurando o violão horizontalmente é possível observar, a "olho nú", se o braço possui torção para os lados ou se está empenado (com leve curva para cima ou para baixo). Colocando-o sobre uma superfície plana, um balcão por exemplo, também é possível observar esse defeito
Imagens:
1- http://meumundoguitar.blogspot.com.br/2012/04/braco-da-guitarra-empenado-ahhh-nao.html
2- http://beluthier.blogspot.com.br/2008/03/brao-empenado.html

  • TARRACHAS:  Verifique se as tarraxas estão girando normalmente, sem travar.
  • Verifique se não há rachaduras ou partes lascadas por toda a extensão do corpo do violão atrás e na frente, em cada curva e emenda.
  • Toque cada corda e verifique se não está ocorrendo um som "incomodo" de bater lata (“pec pec”),  alguns violões apresentam essa configuração das cordas muito baixas, próximo demais aos trastes, e poderá ocorrer esse barulho incomodo quando pressionar alguma corda, a corda ao vibrar baterá no traste vizinho.

Imagem: http://arsenalluthieria.blogspot.com.br/2013/04/altura-das-cordas-x-sustain.html

  • No caso de violões com captação, verifique se todos os botões estão funcionando: controle de volume, tonalidade, graves, agudos  e se for o caso o afinador. Quando girar o botão pereba se não faz ruídos de mau contato.
  • Verifique se as pestanas, rastilhos e a ponte estão bem fixadas (coladas)

5) Na Dúvida: Peça ajuda sempre.
  • O mais importante na hora da escolha é não ter dúvidas. Sempre peça ajuda a alguém mais experiente no assunto. Pode ser um músico experiente ou o seu próprio professor ou até mesmo um Luthier (é o profissional que trabalha com a construção e manutenção de instrumentos musicais). 
  • Procure por lojas de confiança, que tenham ótimas indicações, aqui vale sempre as opiniões dos amigos que já compraram.
  • E experimente, experimente, experimente, a escolha tem muito a ver com "bater a química".
 E boa sorte, fico a disposição.

SUGESTÕES DE VIOLÕES
Tenho em minha vitrine Magazine Wladi algumas sugestões de violões para estudantes iniciantes: Clique Aqui!


Temos também várias opções de Acessórios para violão: Clique Aqui.

https://www.magazinevoce.com.br/magazinewladi/l/acessorios-instrumentos/6064786/


Fico a disposição para dúvidas ou o interesse em  outros modelos.
Wladi


Quer conhecer um pouco sobre a minha caminhada musical?  Clique Aqui.





CÓDIGO DA POSTAGEM: 1001