03- ESTANTE PARA PARTITURAS

Última atualização 25/10/2019
Por Wladimir Matos
Educador Musical

https://www.magazinevoce.com.br/magazinewladi/busca/estante%20partitura/Conhecidas por Estante ou Suporte para partituras  são encontradas no mercado com vários modelos. A maioria com estrutura retrátil e leve, o que as tornam portáteis e fáceis de montar. Favorecendo o seu uso nos mais variados ambientes.
 
Na sua maioria são dobráveis, com dois ou três estágios de regulagem de altura. Mas também tem modelos de hastes fixas. A sua altura máxima (toda aberta) e sua altura mínima (toda fechada para transporte), podem variar.

São produzidas em materiais resistentes como ferro ou madeira.  
https://www.magazinevoce.com.br/magazinewladi/busca/estante%20partitura/?category=IM&subcategory=ESTU 
Assim como a prancheta que além de possuírem materiais diferentes conforme a utilidade, podem ser dobráveis ou fixas.  Com  ajustes de inclinação ou não.

Ainda falando das pranchetas, algumas possuem um sistema de fixação das folhas com molas ajudando a evitar que as folhas caiam com facilidade. 

https://www.magazinevoce.com.br/magazinewladi/busca/estante%20partitura/E as antenas que ajudam a dar apoio as folhas podem variar de tamanho e angulação.

Outro detalhe que é preciso ficar atento é o peso suportado pela estante. Se o músico vai utilizar algumas folhas ou uma pasta com todo repertório. A capacidade pode variar e muito. Existem estantes com  capacidade de 1, 2, até 12 quilos ou mais. 

A base de apoio, os pés, também não tem um padrão. Podem ter maior ou menor abertura, conforme o peso suportado. E sistemas diferentes de fechamento, ao recolher.
https://www.magazinevoce.com.br/magazinewladi/busca/estante%20partitura/
Em alguns modelos acompanha a capa de proteção, o Bag (saco) para transporte normalmente com alça.




CURIOSIDADES

ATRIL

https://www.magazinevoce.com.br/magazinewladi/busca/amb%C3%A3o/A estante também recebe o nome de Atril ou leitoril.
Nas igrejas cristãs costuma ser usado para a leitura da bíblia. A Instrução Geral do Missal Romano, porém, pede hoje que se prefira um ambão estável (Figura ao lado) e não um simples atril portátil. O ambão, conforme a estrutura da igreja, deve ser colocado de tal maneira que os ministros ordenados e os leitores possam ser vistos e escutados convenientemente pelos fiéis.






﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌⁂⸎⁂﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
Ir Para:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião/sugestão é muito importante para nós. Obrigado por enriquecer este Blog, que tenta fazer o melhor para você.

Wladi.