21 fevereiro 2020

MONOCÓRDIO DE PITÁGORAS

Última atualização 21/02/2020
Por Wladimir Matos
Educador Musical


QUEM FOI PITÁGORAS?

Pitágoras de Samos (570 – 495 a.C.) foi um filósofo e matemático grego jônico creditado como o fundador do movimento chamado Pitagorismo.  Os pitagóricos interessavam-se pelo estudo das propriedades dos números,  considerando-os como a essência das coisas. Segundo os pitagóricos, o cosmo é regido por relações matemáticas. Também concluíram que a Terra é esférica,  que se movem ao redor de um Fogo Central. Possuíam o domínio da geometria e às relações entre os lados do triângulo retângulo. Essa descoberta foi enunciada no teorema de Pitágoras. 


NASCIMENTO DO MONOCÓRDIO
Dizem, que  Pitágoras certa vez, andando pela cidade, teve a sua curiosidade aguçada, quando passava em frente a oficina de um ferreiro.  Percebeu, que o homem dos metais, enquanto forjava dando suas marteladas, produzia uma agradável harmonia de sons. O filósofo observou que o mesmo ao trocar o tamanho dos martelos a harmonia se mantinha, exceto em um martelo que produzia um som fora do padrão, dissoava (desafinava). Então, quis saber qual a relação existente entre os martelos que ele utilizava. Pressupôs algumas possíveis razões como: a força empregada ao utiliza-lo, o material, enfim,  não conseguiu encontrar a resposta. Decidiu pesar os martelos então notou que a massa de cada martelo era de 12, 9, 8 e 6 unidades de medidas. Através de cálculos, o matemático chegou a conclusão que eles tinham uma certa relação fracionada.

Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=codigo-secreto-platao#.Xk-5iUp7nIW

Criou um instrumento que consistia em uma corda esticada entre dois cavaletes fixos e entre eles um cavalete móvel.
Esse cavalete móvel permitia modificar o tamanho da corda vibrante fazendo com que ela pudesse emitir sons mais agudos quanto menor fosse a distância entre o cavalete móvel e o fixo.
Pitágoras percebeu que o som emitido pela corda solta (sem o cavalete móvel) sob certa tensão era consonante com o som mais agudo emitido pela corda com o cavalete móvel posicionado exatamente na metade do comprimento.
 
FIGURA DO SITE: http://clubes.obmep.org.br/blog/aplicando-a-matematica-basica-construcao-de-um-monocordio/

Quanto maior for à propensão para que dois sons sejam confundidos com sons uníssonos, maior será a consonância. Já, quanto menor a propensão, maior será a dissonância.
 
Em outras palavras, as observações feitas por Pitágoras, resultou na escala que usamos hoje em nosso violão (guitarra, baixo, cavaquinho, etc e tal). Primeiro ele achou um som: 1 inteiro. Que representa a nossa corda solta. E colocando o cavalete móvel no meio dessa corda solta (1/2, sua metade), percebeu que era o mesmo som, só que uma oitava acima.  Que representa a nossa 12ª casa pressionada. 

Continuando com o seu experimento e representando seus resultados em frações ele achou as 8 notas da escala.


 
O importante é que Pitágoras foi quem descobriu essa relação intrínseca entre a Ciência (matemática/física) e a Arte (música). Conseguiu teoricamente dar um significado a cada som que se ouvia, associando cada nota a um número. Com seu monocórdio, descobriu uma relação entre os números e os sons, as notas musicais. Essa relação deu origem à harmonia musical, que nada mais é que a união das notas tocadas simultaneamente, produzindo um som agradável aos ouvidos
 
 
https://www.magazinevoce.com.br/magazinewladi/busca/monocordio/

As Matemáticas, o Monocórdio 

e o Número Sonoro - Livraria da física




https://www.magazinevoce.com.br/magazinewladi/busca/pitagoras%20historia/

Livro - Pitágoras e os pitagóricos

 - Uma breve história




Código da postagem: 1002

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião/sugestão é muito importante para nós. Obrigado por enriquecer este Blog, que tenta fazer o melhor para você.

Wladi.