23 fevereiro 2020

ORIGEM E EVOLUÇÃO DO VIOLÃO

Última atualização 23/02/2020
Por Wladimir Matos
Educador Musical



ORIGEM DO NOME
O nome violão¹, só é usado aqui no Brasil. Em todo mundo, inclusive nos demais países de língua portuguesa esse instrumento acústico com cordas de nylon é conhecido como guitarra clássica (ou guitarra espanhola). E ainda guitarra acústica para os instrumentos com cordas de aço.

Esse termo, violão, era comum em Portugal até o início do século XX. Surgiu, quando os portugueses conheceram a guitarra espanhola, que possuía a mesma semelhança de corpo que a sua tradicional viola. Entretanto, com dimensões maiores. Por essa razão, alcunharam-no de Violão, aumentativo de viola.

Esse apelido atravessou o Atlântico com os Portugueses, na época do Brasil Colônia, e aqui ficou. O nome guitarra só entrou no nosso vocabulário na década de 60, para diferenciar a invenção norte-americana: a Guitarra Elétrica.


 BRASIL

 MUNDO
 GUITARRA


 VIOLÃO



 GUITARRA ELÉTRICA

 GUITARRA
CLÁSSICA




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ORIGEM DO INSTRUMENTO

Em se tratando da origem do violão existem muitas especulações e achismos. Os pesquisadores da área discordam entre si e não chegam há um consenso. Podemos afirmar que sua origem é remota. E sua linhagem está oculta na Cultura Pré-histórica. Por isso não temos registros escritos e sem ter a certeza sobre a sua concepção, todo conhecimento se baseia nas descobertas de utensílios, adornos, ossadas, vestimentas e vestígios de construções que vão trazendo à luz da razão, novidades sobre este assunto. 
 
O que se sabe por enquanto, é que sua evolução acompanha a própria história das civilizações, que as suas transformações foram sendo feitas em funções das necessidades de seu uso, seja de caráter religioso, poético, ou para o entretenimento.

Segue uma provável linha evolutiva do violão:


20.000 à 15.000 a.C. - ARCO MUSICAL 

Alguns estudiosos apontam como sendo o arco musical como primeiro instrumento de corda, que serviu de base para todos os outros instrumentos da família que o sucederam. Este é um instrumento musical formado por uma corda esticada entre as extremidades de um arco normalmente de madeira.
Músico Ibo tocando arco musica.
Disponível no site: Wikipédia - Música na Nigéria
Acesso em: 17/10/2019

O arco musical é usado até hoje, em alguns lugares da África. Como podemos ver nessa figura ao lado. A cavidade da boca era usada como caixa de ressonância.
Sítios arqueológicos² confirmam e apontam para  o fato de que há aproximadamente 20 mil anos, as pessoas tinham desenvolvido armas de arremesso, como o arco e a flecha. 

Logo, as suposições se afloram. Na verdade, não podemos precisar quem nasceu primeiro: Se o Arco Musical ou o Arco e flecha para caça e guerra.  Mas, acredita-se que, talvez, ao amarrar a corda no arco, utilizando da boca para puxar o nó, essa ação,  tenha produzido um som em sua cavidade bucal e deste fato, tenha despertado a criatividade de usá-lo como instrumento musical. Como o fazem até hoje.

Em algum momento, desse período, alguém teve a ideia de usar uma cabaça ao invés de utilizar a boca como caixa de ressonância. Nasce assim o xitende ou hungu entre outros tantos nomes dependendo da região. (Aqui no Brasil possui dezenas de denominações a mais comum é Berimbau)








5.000 à 3.000 a.C. - EVOLUÇÕES

 
 Kissar ou Kassar  (avô da Lira)
(3300 a 3000 a.C.)

 
Harpa Egípcia Antiga  
(5.000 a.C.)





A guitarra romântico - 1790-1830.


É o ultimo estágio da evolução do violão que por volta de 1860 ganhou o formato ao qual o conhecemos hoje. Surgiu por volta de 1790 sendo uma evolução da guitarra barroca de 5 pares de cordas. A mudança foi apenas retirar os pares e inserir uma corda mais grave no bordão dando ao instrumento 6 cordas simples.




FONTE:  http://www.oviolao.com.br/guitarraromantica.htm


1859 D.C. - Nasce o Violão Moderno
Etiqueta de l'interior d'una guitarra
d'Antonio de Torres - 1859 -
Diponível no site:
Wikimedia Commons
Acesso em 16/10/2019.

Antonio Torres nasceu em Alméria, Espanha, em 1817 e faleceu nesta mesma cidade em 1892. Carpinteiro e foi aprendiz do conceituado Luthier Juan Pernas. Dedicou toda sua vida à construção de violões, desiludido com a profissão que não lhe rendia muito economicamente, resolveu, quase no fim da vida estabelecer uma loja de cristais que manteve até o seu falecimento.

Seu Mérito. Uma das coisas mais importantes que Torres fez foi estabelecer o comprimento da corda em 650 milímetros, o que não mudou até hoje. O comprimento da corda ajudou a determinar outras coisas, como as proporções do corpo, a extensão do braço e as dimensões gerais do violão. Assim, outro fato importante estabelecido foi o desenho definitivo do violão, mais precisamente o formato e as dimensões da caixa acústica. Aperfeiçoou a forma de 8 combinando as faixas acinturadas com um bojo maior, aumentando também a altura das faixas, o que trouxe notável melhora na sonoridade do instrumento, tanto em volume, quanto em timbre, em comparação aos modelos mais antigos, de caixa acústica menor, faixas estreitas e cintura pouco pronunciada.


Museo de La Guitarra. Almeria
Disponível em Wikimedia Commons  Acesso em 16/10/2019.










Torres entendeu bem os limites impostos pela natureza às cordas, pelo seu comprimento e pela própria tessitura do instrumento. E que à medida que se aumentam as dimensões da caixa acústica, entre outros efeitos, ocorre uma sensível perda nos harmônicos superiores, a maior resposta passa a ser na região grave e esta, por sua vez, embora mais intensa, começa a adquirir certa indefinição que é devida ao aparecimento de harmônicos indesejáveis. Essa necessidade impõe um limite às dimensões da caixa acústica e ele soube entender esse limite, motivo pelo qual mesmo os melhores violões da atualidade bem pouco se afastam do plano usado por ele.


Um dos precursores do violão moderno no Brasil foi o fundador da revista “O Violão”, publicando-a em 1928, Joaquim Santos (1873-1935) mais conhecido como Quincas Laranjeira, considerado o “Pai do violão moderno” que nos últimos anos de sua vida dedicou-se a ensinar a tocar o violão pelo método de Tárrega (1852 - 1909).
Composição mias famosa de Quincas Laranjeira Dores d'Alma (Valsa)a)

Tarrega foi um importante violonista espanhol que revolucionou a composição para violão. Sua metodologia frisava o toque realizado pela mão direita no violão que deveria ser feita num ângulo de 90º, e com a parte "macia" do dedo, ou seja, a unha não deveria ser utilizada. Tárrega justificava essa metodologia afirmando que o toque do dedo "nu" causava uma sensação de maior "controle emocional" e técnico da obra em execução. Sua mais famosa canção não é conhecida integralmente pela maioria das pessoas, entretanto, todos já ouviram um pedaço. Trata-se da "Gran Vals" (Grande Valsa) que é o toque padrão da empresa de telefonia celular Nokia, ouça e identifique o trecho no vídeo abaixo.





Referências Bibliográficas
  1. Guitarra - 2019 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Guitarra. Acesso em:  16/10/2019.
  2. KLEIN, Richard G.; EDGAR, Blake. O Despertar da Cultura, A polêmica teoria sobre a origem da criatividade humana: 1º ed. Rio de Janeiro:Jorge Zahar Editor, 2004.
  3. Bíblia Católica Online - 2019 -  https://www.bibliacatolica.com.br/. Acesso em: 16/10/2019.
  4.  ROSA, Carlos Augusto de Proença.  História da ciência : da antiguidade ao renascimento científico: 2. ed. ─ Brasília : FUNAG, 2012. 
  5. PHILLIPS, Marks; CHAPPELL, Jon. R. Violão para  Leigos: 1. ed. Rio de Janeiro: Alta Books Editora, 2012. 




Código da postagem: 1003










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